SOBRE O FESTIVAL

O que é o Litercultura? Um festival de literatura com ênfase na leitura. Isso quer dizer que não se limita a ser uma festa ou uma feira. A primeira, com seu caráter ligeiro, se empenha em ser principalmente um encontro de autores que falam sobre sua experiência de escrita, e discutem temas pertinentes à literatura e à realidade. A segunda, tem principalmente o objetivo de vender livros. Um festival inclui essas duas coisas, mas é mais abrangente, não só porque faz a literatura conectar-se a várias outras linguagens – vai muito além do especialista, da “tribo” da literatura.

O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Atuamos durante todo ano no que chamamos de “capítulos”. Nosso primeiro capítulo foi a conferência de um grande autor, um Prêmio Nobel de Literatura: J. M. Coetzee. Neste mesmo ano o festival realizou concursos fotográficos e literário – que resultou na publicação de um livro –, oficinas de xilogravura, ilustrações, literária, rodas de leitura, recitais e muito mais.

Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera e vários outros estiveram celebrando conosco e com os melhores leitores, o público.

Tudo isso se mostra ainda mais substantivo ao fazer da “leitura” a grande protagonista. Leitura também entendida em suas múltiplas dimensões. Li-ter-cul-tu-ra pode ser visto então, soletradamente, como a literatura no território particular da leitura e no imenso e variado reino da cultura.

Direção Geral de Manoela Leão e Curadoria de Manuel da Costa Pinto.