SOBRE O FESTIVAL

O que é o Litercultura? Um encontro para discutir as várias dimensões da comunicação pela arte da palavra. Um encontro de fala e escuta, de escrita e leitura. Um encontro para diálogos necessários entre a literatura e a vida que nos habita e circunda. Um festival que busca ser experiência e, como tal, nos deixar marcas que repensem nossa condição de existência.

O Litercultura traz autores que falam de suas obras.
O Litercultura traz autores que falam sobre obras que leram e forjaram sua própria voz.
O Litercultura estimula as relações entre literatura e outras áreas do conhecimento.
O Litercultura acredita que a literatura é para todos, não para nichos.
O Litercultura busca ser global sem deixar de ser local.
O Litercultura é profundo sem ser hermético, é claro sem ser raso.
O Litercultura, com a participação fundamental de seu público, é voz e ouvido, é olho que lê, é mão que escreve.

O Litercultura acontece desde 2013, em Curitiba. Já se apresentou em diversos formatos, seja por decisão de curadoria ou conjuntura econômica. Mas sobrevive. Mais que sobrevive: vive. Mais que vive: convive há seis anos com um público atento às discussões contemporâneas.

O Litercultura põe em evidência a literatura local, nacional e internacional, trazendo nomes como o Nobel J. M. Coetzee, Alberto Manguel, Gonçalo M. Tavares, Alan Pauls, Ana Maria Machado, Cristovão Tezza, Marcelo Sandmann, Luiz Felipe Leprevost, Luís Henrique Pellanda, entre muitíssimos outros. Também já passaram pelo Litercultura músicos e tradutores, já se realizaram oficinas, cursos e concursos, numa grande celebração intelectual e sensível da vida transformada em palavra escrita. E, no caminho de mão dupla, da palavra escrita transformada em vida.

No Litercultura, a leitura é a grande protagonista, entendida em suas múltiplas dimensões. O Li-ter-cul-tu-ra pode ser visto então, soletradamente, como a literatura no território particular da leitura e no imenso e variado reino da cultura.

Direção Geral de Manoela Leão e Curadoria de Manuel da Costa Pinto.