2019

Litercultura Festival Literário 2019

Polêmicas e transcendentes, limitadoras ou transgressoras, guardiãs das culturas e da individualidade, o assunto Fronteiras é um dos mais atuais face ao aumento sem precedentes no número de refugiados em todo o mundo.

Para abordar essa temática tão sensível nos dias de hoje, o Litercultura Festival Literário 2019, propõe um mosaico da literatura contemporânea com expoentes da palavra de diversas partes do mundo, como: a escritora e jornalista Patrícia Campos Mello; o escritor colombiano Juan Cárdenas; o romancista brasileiro Bernardo Carvalho; o roteirista e escritor cubano Leonardo Padura e a escritora e jornalista italiana, de família de imigrantes somali, Igiaba Scego.

Os autores falarão ao público a partir de um texto autoral produzido por eles, por meio do qual discutirão seus pontos de vista específicos sobre o tema das fronteiras. Todos os textos, de formatos diversos – ensaio, depoimento, texto ficcional – serão reunidos em livro, a ser publicado pela Editora Dublinense ainda em 2019. As conferências serão mediadas por jornalistas e professores de reconhecida inserção no tema e na obra dos autores.

Buscando uma imersão instigante e cultural ao público, além desses cinco painéis, o Litercultura Festival Literário 2019 inicia sua dinâmica com uma programação integrada composta por manifestações artísticas que provocam, instigam e ajudam a refletir sobre as diferenças culturais, muitas surgidas em decorrência do refúgio, como o Trio Alma Síria, cujos integrantes vieram de Alepo, as leituras dos integrantes do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira da UFPR, os curtas metragens temáticos, gastronomia étnica, além da viagem musical de André Abujamra com o show As 9 faces do Sr. Abu.

O Litercultura Festival Literário 2019 acontece de 12 a 16 de agosto a partir das 18h na Capela Santa Maria. 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 17h30 no dia do evento. 

Direção-geral: Manoela Leão

Curadoria: Manuel da Costa Pinto 

Realização: Gusto Produção Cultural.

Programação:

12 de agosto 18h30 Grupo Alma Síria: Trio de imigrantes vindos de Alepo, a maior cidade da Síria, traz a música e o canto árabes de seu país.

20h Patrícia Campos Mello (Brasil): Jornalista, atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. Lançou Lua de Mel em Kobane que narra a improvável história de um casal de sírios que se apaixonou pela internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. Mediação de Christian Schwartz.13 de agosto 18h30 Mostra de curtas-metragens

20h Leonardo Padura (Cuba): Nascido em Havana, o romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. Tem nove livros traduzidos no Brasil, com destaque para O homem que amava os cachorros. Autor premiado internacionalmente – Prêmio Nacional de Literatura de Cuba e o Princesa de Asturias.  Mediação de Mariana Sanches.14 de agosto 18h30: Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira. Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.

20h -Bernardo Carvalho (Brasil):  Um dos mais destacados romancistas da literatura brasileira atual, autor de mais de dez obras, recebeu diversos prêmios entre os mais importantes da literatura em língua portuguesa, como o Jabuti, APCA e Portugal Telecom. Mediação de Manuel da Costa Pinto.15 de agosto 18h30 Literatura de Refúgio: Poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR, o PBMIH (Português Brasileiro para a Migração Humanitária). 

19h Ninoska Pottella: música da Venezuela

20h – Juan Cárdenas (Colômbia): Tradutor e escritor, inédito no Brasil, premiado em 2014 por sua obra Los estratos (prêmio Otras Voces, Otros Ámbitos). Sua obra mais recente, El diablo de las províncias, “volta a questionar os mantras de uma civilização homogeneizada.  Mediação de Pedro Dolabella Chagas.16 de agosto 18h30 André Abujamra: Show as 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros. 

20h – Igiaba Scego (Itália): Escritora e jornalista romana de origem somali, formada em literatura estrangeira na Universidade La Sapienza, em Roma. Como autora, ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos, incluindo o Festival de Literatura de Mântua, que a hospedou em 2006 e da Flip em Paraty. No Brasil, temos Minha casa é onde estou e Caminhando contra o vento. Mediação de Maria Célia Martirani.

O Litercultura Festival Literário 2019 é um projeto realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Comunicação Social e Cultura. O evento tem apoio da Copel e Colégio Medianeira e apoio Institucional do ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.