2019

12 de agosto
18h30 Grupo Alma Síria – Trio de imigrantes vindos de Alepo, a maior cidade da Síria, traz a música e o canto árabes de seu país.
20h Patrícia Campos Mello (Brasil). Jornalista, atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. Lançou Lua de Mel em Kobane que narra a improvável história de um casal de sírios que se apaixonou pela internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. Mediação de Christian Schwartz.

13 de agosto
18h30 Mostra de curtas-metragens
20h Leonardo Padura (Cuba). Nascido em Havana, o romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. Tem nove livros traduzidos no Brasil, com destaque para O homem que amava os cachorros. Autor premiado internacionalmente – Prêmio Nacional de Literatura de Cuba e o Princesa de Asturias.  Mediação de Mariana Sanches.

14 de agosto
18h30 Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira. Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.
20h Bernardo Carvalho (Brasil). Um dos mais destacados romancistas da literatura brasileira atual, autor de mais de dez obras, recebeu diversos prêmios entre os mais importantes da literatura em língua portuguesa, como o Jabuti, APCA e Portugal Telecom. Mediação de Manuel da Costa Pinto.

15 de agosto
18h30 Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR, o PBMIH (Português Brasileiro para a Migração Humanitária).
19h Ninoska Pottella – música da Venezuela
20h Juan Cárdenas (Colômbia). Tradutor e escritor, inédito no Brasil, premiado em 2014 por sua obra Los estratos (prêmio Otras Voces, Otros Ámbitos). Sua obra mais recente, El diablo de las províncias, “volta a questionar os mantras de uma civilização homogeneizada.  Mediação de Isabel Jasinski.

16 de agosto
18h30 André Abujamra. Show as 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.
20h Igiaba Scego (Itália). Escritora e jornalista romana de origem somali, formada em literatura estrangeira na Universidade La Sapienza, em Roma. Como autora, ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos, incluindo o Festival de Literatura de Mântua, que a hospedou em 2006 e da Flip em Paraty. No Brasil, temos Minha casa é onde estou e Caminhando contra o vento. Mediação de Maria Célia Martirani.

ENTRADA GRATUITA

Os ingressos serão retirados a partir das 18h no dia do evento

Capela Santa Maria
Rua Conselheiro Laurindo, 273 | Centro | Curitiba | PR.